terça-feira, 5 de março de 2013

Dudu do Acordeon


 Dudu do Acordeon, cantor, instrumentista e compositor, apaixonado pela sua cultura, mais especificamente pelo forró pé de serra. Tem 4 anos de carreira e 2 CD´s gravados. Propicia ao público um espetáculo da mais autêntica música popular nordestina.


Nome completo: Eduardo Henrique de Araújo Silva









Como começou a sua carreira?

Comecei tocando teclado aos oito anos de idade. Fui descobrindo as notas e tirando alguns solos de ouvido. Aos 16 anos comecei a tocar em um barzinho perto da minha casa. Quando fiz 17 anos comecei a me interessar pela sanfona quando viajei para o interior que minha mãe nasceu, Aliança. O tio dela tocava acordeon e deu vontade de aprender a tocar. Arrumei uma sanfona emprestada e fui “bulindo” até sair alguma coisa. A noção de música que tinha devido ao teclado me ajudou bastante, porém não sabia de nada da baixaria (os botões pretos).

Quem lhe incentivou e incentiva até hoje a tocar e cantar? 

Meus pais e toda a minha família sempre me incentivaram e me incentivam até hoje, além de tocarem comigo. Minha mãe toca afoxé e meu pai toca triângulo na minha banda.

Você toca acordeon há muito tempo? Com quantos anos você começou a tocar? E quem lhe ensinou a tocar? 
Toco acordeon há cinco anos. Comecei a tocar aos dezessete anos, aprendendo sozinho, baseado na noção do teclado. Depois fui ter aulas com Patrício, e depois tive algumas aulas com o Mestre Camarão.

Qual o seu maior sonho como artista?

Ter o reconhecimento e a valorização do público, além de conscientizar a população do tamanho valor que tem a nossa cultura.

O que você mais toca em seus shows? 

Toco música popular nordestina. A nossa cultura é muito rica e podemos explorá-la das mais variadas formas. Além de músicas de minha autoria, toco clássicos de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Jacinto Silva, Dominguinhos e também músicas que valorizam nossa cultura, músicas que não são tão conhecidas, no entanto tem a qualidade e o merecimento de se tornar um clássico da nossa região.

De onde parte as inspirações de suas músicas?


Amo música. Às vezes estou fazendo o arranjo de alguma e termino compondo uma música instrumental. Agradeço a Deus por esse dom de também compor. É difícil falar de algo especificamente que me inspira, mas a riqueza da nossa música e da nossa cultura é o que mais me inspira.

Como foi sua passagem pela Europa? Os gringos gostam também do forró pé-de-serra? Como eles reagem?

Quando recebi o convite do grande cantor, compositor e produtor Herbert Lucena eu não acreditei. Fiquei muito feliz e comprovei que não há limites para a música. A turnê foi inesquecível. Passamos em oito cidades européias (francesas) e todos receberam muito bem nossa música e nossa cultura. Quando sabem que o grupo é do Brasil, acredito que já esperam uma música alegre e contagiante, e reagem com muita simpatia e hospitalidade. Até arriscam dançar, sai algo meio “desengonçado” (risos), mas o que vale é entrar no clima. Eles valorizam nossa música e nossa cultura muito mais do que muitas pessoas da nossa própria região. Espero um dia ter a oportunidade de voltar.


Seu segundo CD “Uma mistura só” é recheado de grandes artistas do cenário forrozeiro. Comente esse seu novo disco.

Como sou apaixonado pela cultura pernambucana quis fazer um CD com vários ritmos regionais. Então uni em um só trabalho ritmos como: xote, forró, rastapé, frevo, chorinho, coco de roda, samba matuto e o maxixe e fiz essa mistura que graças a Deus está dando certo. Para abrilhantar esse CD convidei artistas como Dominguinhos, Nádia Maia, Rogério Rangel e Santanna O cantador para participar cantando junto comigo, e graças a Deus eles aceitaram. Realizei o sonho de cantar com o Dominguinhos, meu ídolo.


Agradecimentos:

Agradeço a Deus, à minha família, a todo o público que valoriza e prestigia nosso trabalho e a cultura pernambucana, a você (Cláudio Rocha) e ao site www.forrozeirospe.com.br pelo convite e oportunidade de mostrar um pouco da minha história e a todos que divulgam nossa história e nossa arte.


Telefone de contato para Shows e compra de CDs
(81) 9631.3466

E-mail: contato@dududoacordeon.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário