terça-feira, 25 de agosto de 2015

Tio Bruninho

                                   Entrevista com o prof. Bruno César, criador do grupo



A criança de hoje evoluiu em se tratando de gosto pela musica, de qualquer gênero, ou ainda lhe agrada mais as canções chamadas de infantis? 


Não, a criança não evoluiu no seu gosto musical, crianças são puro corpo e ritmo desde os primeiros anos de vida, como estão em formação, compram qualquer ideia e como o ritmo das músicas modernas é de fato contagiante, embora as letras não sejam adequadas para elas, terminam se envolvendo.

Acha que há uma carência de escolas de musica para crianças no Nordeste? 

Sim, especialmente no ensino público. Percebi um aumento significativo de professores com formação em música nas escolas privadas, especialmente na região metropolitana.

Quais os instrumentos musicais que mais atraem a admiração do público infantil? 

A guitarra e a bateria com toda certeza. Piano e violino e violão também aparecem nessa lista de favoritos.

Acredita que existe algum tipo de preconceito dos pais em relação ao aprendizado da musica por parte dos filhos? 

Acredito que não, enquanto são estudantes de música tudo corre bem, às vezes acontece uma reação preconceituosa dos pais quando o adolescente ou jovem decide optar pela música como profissão.

Como é formada, instrumentalmente, a Banda do Tio Bruninho?

A Banda é formada por bateria, baixo, guitarra, teclado e dois cantores, eu e Carol, a princesa. Tomo conta de toda direção musical e pedagógica, Carol da parte administrativa e conto com a versatilidade dos músicos, todos tocam mais de um instrumento.

O que o levou a formar a banda com essa preocupação de Interagir musicalmente com as crianças? 

Sou professor de música por formação, especializado em educação infantil. Para mim é a única forma de conquistar e explorar o potencial das crianças num espaço tão curto de um show. Se você simplesmente monta uma banda infantil, procura um repertório e simplesmente toca, o que vai acontecer é que com quinze minutos não vai ter mais nenhuma criança na sua frente, elas precisam ser estimuladas o tempo todo.

Essa interação era muito própria palhaços ou comunicadores circenses. Agora, temos esse seu valioso trabalho voltado para as crianças... 

Pois é, são esses caras que sempre souberam e sabem segurar o público por mais de uma hora sem recurso tecnológico nenhum. Imagina se eles só falassem o tempo todo sem interagir com o público.

O trabalho da Banda do Tio Bruninho tem também o propósito de estimular a criança para o gosto pela nossa musica regional? 

Também, mas não é o meu principal objetivo. No meu trabalho faço questão de fazer arranjos em ritmo de maracatu, xote e arrasta-pé, por exemplo, mas procuro a música sem fronteiras. Meus objetivos giram em torno de espalhar nossas canções pelo mundo no gênero infantil e não propriamente no regional.

A Banda do Tio Bruninho pretende tambúm realizar ações junto a hospitais públicos infantis, levando a musica aos pequenos internados? 

Já fizemos isso, mas não de forma sistemática. Existem grandes profissionais especializados nisso, como os Doutores da Alegria. Sempre recebo com alegria os convites que nos fazem e sempre que possível atendo a todos eles.

Quais os planos da Banda para o futuro?

Bem, já temos dois cds e estaremos lançando no próximo dia 13 de setembro o nosso dvd que foi gravado ano passado no teatro de Santa Isabel. O lançamento será no Teatro Luiz Mendonça, no parque Dona Lindu. Quanto aos planos para o futuro, temos pé no chão e ao mesmo tempo consciência que estamos no caminho certo, se você parar para pensar, existem poucas referências nacionais de música infantil de qualidade em atividade, posso citar O Palavra Cantada, Helio Ziskind, Trii, e a lista vai ficando mais estreita, portanto, nosso plano é expansão nacional em 2016, já estamos estruturados e pela carência do mercado infantil por boa música e especialmente por músicas novas, o futuro para nós se mostra com as portas bem abertas.

Quais os eventos em que a Banda tem participado? 

Falando de música infantil, nós participamos de praticamente tudo que foi feito de pequeno, médio e grande porte. Estivemos em todas as convocatórias dos ciclos da prefeitura do Recife, tocamos nos maiores shoppings da cidade, fizemos grandes eventos em livrarias e shows privados, estabelecemos uma parceria com o pessoal das Chiquititas, novela infantil de grande alcance no SBT e temos realizado shows em Recife e João Pessoa com os atores da novela. Também fizemos shows na Bahia e cada vez mais estamos indo para o interior do estado. Já tocamos em algumas cidades no Sul do país e estamos bolando uma turnê por países de língua portuguesa.

De que forma o público pode contactar com a Banda? 

Preferencialmente pelo nosso email contato@tiobruninho.com

Contatos Para Shows: (81) 99630-1900

Site Oficial: http://www.tiobruninho.com/

Músicas: https://soundcloud.com/radiotiobruninho

Nenhum comentário:

Postar um comentário