segunda-feira, 28 de março de 2016

Banda O Fino do Forró

Iaponan Marins como e quando você decidiu entrar para o mundo musical? Fale sobre seu primeiro contato com a música. 

Desde os 13 anos de idade tomei gosto pela música, ao ver e ouvir os colegas tocarem violão apaixonei-me por este instrumento. Nesta época comecei a trabalhar fora por exigência do meu pai e ao receber meu primeiro salário comprei um violão usado e comecei a aprender sozinho vendo os amigos tocarem e sempre perguntando as posições, as notas, as musicas,etc.

Como surgiu a Banda o Fino do Forró? 

Foi numa apresentação ao vivo no Olinda Praia Clube onde fizemos a primeira gravação ao vivo. Levamos para mixar e masterizar com NOKA estúdio na época. Acho que foi na década de 1990. Fizemos uma seleção do repertório para apresentação ao vivo e depois vendo as escolhas das músicas que além da música NORONHA de minha autoria incluímos músicas como: ESPUMAS AO VENTO, TROPICANA, COMO DOIS ANIMAIS, ESPERANDO NA JANELA, TARECO E MARIOLA, SEU OLHAR NÃO MENTE, SABIÁ, MEU CENÁRIO, PETROLINA E JUAZEIRO, QUERO VOLTAR PARA A BAHIA E LA BELLE DE JOUR. e como espanto dissemos: "OLHA!!!! SÓ O FINO DO FORRÓ" aí o nome pegou que nesta gravação sempre falávamos: "É O FINO DO FORRÓ". Pronto ficou o nome da Banda.
Muda os componentes, mas a Banda continua.
O Fino do Forró também foi a única banda pernambucana que participou do Festival Nacional WebFestValda 2014 e 2015, um concurso de música independente que busca dar espaço para bandas de todo o Brasil mostrarem seu talento no palco de uma das casas mais tradicionais do país: o Circo Voador.

Nos shows você faz uma parceria com sua esposa, Jaqueline Leite, como vocês escolhem o repertório da banda? 

Nosso repertório é escolhido pela influência musical de autores com suas composições de sucesso, pelas letras das música que expressam na sua musicalidade o romantismo, o amor, a cultura da nossa terra, Também pelos temas dos eventos, por solicitações de quem contrata não fugindo a nossa característica musical.
Cantamos diversos ritmos em nossos shows. Forró, Mpb, Samba, Bolero, Frevo, Jovem Guarda, Bossa Nova, com canções que marcaram sua época e atualidades do gênero. Agora estamos com um trabalho mais regional, voltado para o autêntico forró. Ao lado da nossa banda "O Fino do Forró", estamos conquistando nosso público por onde passamos graças a Deus!

Fale um pouco deste seu mais novo CD “Um Forró Bonito” gravado em junho de 2015. 

Esse trabalho Nasceu de um desejo de lançar um Álbum no mercado com repertório só de Forró Pé de Serra com autorização de compositores amigos como: JORGE SILVA, XICO BIZERRA, ACCIOLY NETO, ILMAR CAVALCANTE, NERILSON BUSCAPÉ, ROXINÓ DO NORDESTE, GENILDO SOUZA além das minhas composições e junto também com o poeta EUCLIDES PAIVA. 
O que influenciou também foi meu credenciamento ao site dos ForrozeirosPe que nos deu um suporte de enorme importância na divulgação de todo nosso trabalho.
O nome "FORRÓ BONITO" é da musica principal do CD. Música inédita, pronta desde 2014 como outras que estavam só a espera de uma oportunidade. Na verdade este CD ainda está sendo trabalhado, pois o lançamento está previsto só para o próximo ano.

Quantos CDs você possui? 

Com esse lançamento são 04 CD´s. O primeiro foi no início da década de 1990 "VOZ E VIOLÃO AO VIVO" gravado no Restaurante Luar de Prata em Olinda.
O segundo foi "NORONHA" gravado ao vivo no Olinda Praia Clube no início do ano 2000 após viagem que fizemos ao Estados Unidos visitando a Flórida nas cidades de Fort-Lauderdale, Orlando, Miami Beach. E após um cruzeiro para Bahamas.
O terceiro foi no início deste ano de 2015 intitulado "EU QUERO ÁGUA" com uma composição de um frevo do mesmo nome sendo tocada já nas rádio Clube AM 720 no programa Zuca Show e fez parte da crônica do Maestro Edson Rodrigues intulada de "AI QUE SAUDADE DAS MARCHINHAS CARIOCAS". A crônica foi finalizada com a música Eu quero água.

Além do seu trabalho com a Banda O Fino do Forró, você realiza trabalhos com revestimentos em acústicas, com massagens e faz faculdade. Como é o seu dia a dia? 

O trabalho com Revestimento de Acústica faz parte da área com música, pois trata-se de Tratamento Acústico e projetos de acústica arquitetônica. Precisamos adquirir receitas para nosso dia a adia enquanto não ganhamos dinheiro com a música em si. O trabalho com massagens na verdade é Massoterapia através do Shiatsu e outras técnicas holísticas orientais seguindo já um trabalho de Jaqueline e dando continuidade. A faculdade hoje é um aprimoramento de conhecimentos para implantação da Fisioterapia corporativa nas empresas. Investimento pois achamos que é um mercado promissor.
Nosso dia a dia é com essas atividades e também a música que é A PAIXÃO nossa, tanto minha quanto dela, por isso o nome da emprese ser "Arte e Terapias" e "Artcriação"
Ao conhecer Jaqueline Leite, que também já cantava e tinha suas apresentações nos palcos, envolvidas com danças a artes achei uma parceira para ficarmos juntos no Amor, na profissão e na Arte.

Voltando para a Música. Você além de cantar, compões suas próprias músicas. Uma de suas músicas “Noronha” se destaca pela homenagem à ilha. Como partiu a inspiração? 

Essa música saiu quase por exigência dos moradores da Ilha, pois tive a oportunidade de passar 30 dias na Ilha de Fernando de Noronha trabalhando na implantação do controle de migração da Ilha. Neste 30 dias estudei e conheci a fundo toda a Ilha logo que me sugeriram compor uma música para eles. Esta música com vocês podem ler e ouvir fala de toda a ilha, suas praias, seus morros, as Baías, sua Fauna e flora. Lugar Belíssimo pra se conhecer e curtir. Dizer que é bela é pouco pra se descrever esta ilha maravilhosa.

Seu frevo “Eu Quero Água” foi gravado e tem até um clipe muito bem produzido. Você pensa em entrar nos festejos de momo? 

Bom... Nos festejos de Momo eu não penso em entrar... eu já estou dentro, kkkkk. Carnaval é outra festa maravilhosa da nossa terra e todo forrozeiro, eu acho, é apaixonado por forró. Com este Frevo "Eu quero água" Tive a oportunidade de conhecer gente maravilhosa como Hugo Martins, Maestro Edson Rodrigues... gente que após tantos anos, décadas ainda continuam "brigando" pelo frevo em nossa terra pra ser mais divulgado e apreciado pelo nosso governo com investimentos reais durante todo o ano.
Pretendo em 2016 estar mais dentro destas festividades lançando um CD só de Frevo, pois já tive autorizações de compositores afamados.




No São João 2015, você foi contemplado com vários shows pela Prefeitura do Recife. Como você se sente com o reconhecimento do público que está acompanhando a sua carreira? 

Muito Feliz e agradecido aos que continuam acreditando no meu trabalho. Sempre em frente é para onde devemos andar e apesar das críticas, não construtivas é claro, devemos acreditar naquilo que amamos fazer. O aprendizado é a repetição.

Gosto muito da Frase... acho que é de Raul Seixas que diz: "Um sonho quando se sonha só, é só um sonho, mas quando se sonha juntos torna-se realidade".
Agradeço a todos aqueles que sonha junto comigo acreditando, divulgando, levando nosso trabalhado aos ouvidos e corações do povo de todo Brasil.

Agradecemos sua colaboração em nos conceder essa entrevista. E deixamos o espaço aberto para algo mais que queira acrescentar. 

Bom gostaria de agradecer mais uma vez a visibilidade que o site forrozeirosPE nos proporcionou. Este ano foi muito produtivo em todos os sentidos.
Através do site fechamos festas particulares, participamos de várias entrevistas nas mídias locais divulgando nosso trabalho, a interação com parceiros de site trouxe novas parcerias musicais que estão no nosso CD. Além de parcerias, estreitamos laços de amizade, o que só engrandece a nação forrozeira.
Fechamos parceria com o produtor Alexandre Beleza de Creuza, o qual gostaríamos de agradecer a confiança e o incentivo.
Continuamos plantando as sementes musicais em nosso Estado e expandindo para outras terras desse nosso grande País.
Gratidão a todos que nos acompanham, a nosso fã clube que breve estará lançando um site, a família e aos amigos.

Contatos para Shows:
(81) 3078-0467 - GVT
(81) 9 9991.9412 - TIM
(81) 9 8875.4916 - Oi
(81) 9 9166.1304 - Claro
SITE OFICIAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário